quarta-feira, 15 de julho de 2015

Série Vacinação e Prevenção - Você sabe o que é uma Giárdia? Sabia que ela pode estar atacando seu Cão?

 Representação de uma Giárdia 
Giárdia é um tipo de parasita que vive no intestino dos mamíferos do mundo inteiro, inclusive em cães, que portando esse parasita podem apresentar aumento do volume e da frequência das fezes, diarreia, vômitos, cólicas e dor de estômago, podendo debilitá-los severamente devido ao mal-estar e desidratação e em casos mais severos, pode levar a morte. Por ser tratar de uma zoonose, pode contaminar inclusive os seres humanos. 


A contaminação ocorre através da ingestão de cistos eliminados nas fezes dos animais que por sua vez podem contaminar a água, alimentos e o próprio ambiente onde defecaram ou ainda de cistos que podem ficar presos no pelo do animal após defecarem. A contaminação de fontes de água por cistos constitui um dos principais fatores para a manutenção da doença.

Por ser muito diagnosticada em cães, os canis, criadores, lojas e hotéis são locais
potencialmente perigosos para o contágio, principalmente para os filhotes.

Todo animal infectado pela Giárdia, apresentando ou não os sinais clínicos, começam a liberar os cistos nas fezes após um período de aproximadamente 1 a 2 semanas e só cessam com a eliminação do causador, ou seja, da giárdia. As fezes costumam ser esverdeadas, fétidas e amolecidas, podendo apresentar-se líquida ou com vestígios de sangue.

Portanto, se seu cão ou gato tiver diarreia persistente, deve-se fazer um exame de fezes para identificar a causa da diarreia. Além da Giárdia, outros parasitas podem causar diarreia e para cada um deles existe um tratamento diferente.

O diagnóstico conclusivo da Giárdia é relativamente simples. O êxito deste exame depende da visualização de estruturas específicas através de exames com essa finalidade. 

Para o tratamento e controle da Giárdia existem diversos tratamentos e ações que incluem uso de medicamentos via oral, banhos no animal com xampus bactericidas, limpeza do ambiente com produtos específicos e, como prevenção, a vacinação da Giárdia anualmente em seu cão.

A vacina da Giárdia reduz significativamente a incidência, severidade e duração da eliminação de cistos e, consequentemente, a contaminação do ambiente. Os animais que vão iniciar a vacinação pela primeira vez devem receber duas doses de vacina com intervalo de 21 a 30 dias após a primeira vacina e depois receber o reforço anual. Vale lembrar que é necessário fazer exame de fezes antes da primeira vacinação. 

Não deixe de visitar um veterinário caso seu animalzinho apresente os sintomas descritos aqui: somente sabendo a causa ele terá acesso a um tratamento eficaz e preservando sua saúde e não deixe de vaciná-lo contra a Giárdia!

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário