quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Importância da Vacinação dos Cães. Você Sabia?


A Importância da Vacinação dos Cães


Quando os filhotes de cães nascem eles contam com os
anticorpos fornecidos pelo leite da mãe para protegê-los contra os microrganismos nocivos à sua saúde. Com o passar do tempo, após o desmame, essa proteção começa a diminuir e vem a desaparecer em torno da 16ª semana de vida. Sendo assim, os filhotes ficam vulneráveis à muitas doenças infecciosas e a vacinação é fundamental para prevenir que seu cão venha adquirir uma doença que pode ser prevenida por vacinas.



Para a vacinação, o animal deve estar em bom estado clínico para que o sistema imune produza anticorpos em boa quantidade. Portanto, antes de iniciar as vacinas o seu animalzinho sempre deve ser avaliado por um médico veterinário que verificará o bom estado clínico do seu cão e também lhe dará as informações necessárias de manejo, cuidados gerais e prevenção de doenças que serão extremamente importantes para que cão viva bem e por muitos e muitos anos.

Iniciaremos uma série de posts para contribuir com a conscientização da importância da vacinação completa do seu animalzinho e para isso, esta semana vamos iniciar com as vacinas obrigatórias.

Vacina V10

​A vacina V10 protege contra as principais doenças virais de cães e é a primeira vacina que os cães devem tomar após seu nascimento. É iniciada entre 45-60 dias de vida e realizada em três ou quatro doses com intervalo de 30 dias. Trata-se de uma vacina anual e que deve ser aplicada durante toda a vida do seu cão, mas a partir do segundo ano de vida é aplicada apenas uma dose por ano. Esta vacina protege contra diversas doenças virais, tais como Cinomose, Parvovirose, Coronavírus, Hepatite Infecciosa e Leptospirose.

Vacina Anti-Rábica

Esta vacina protege contra a raiva que é uma zoonose causada por um vírus que provoca uma inflamação no cérebro, causando perturbações de origem nervosas e, quase sempre, a morte dos animais afetados. Pode acometer várias espécies de mamíferos domésticos e selvagens e sua transmissão se dá através da mordedura.

​A vacina anti-rábica exige apenas uma dose na primeira vacinação. Contudo, é recomendada apenas a partir dos 4 meses de vida e também é uma vacina anual e que deve ser aplicada durante toda a vida do seu cão.

Agora vocês já conhecem quais são e a importância das vacinas obrigatórias. Nos próximos posts, iremos apresentar as outras vacinas que são tão importantes quanto as vacinas obrigatórias, afinal, não existe melhor remédio que a prevenção.






E seu cão, está com as vacinas em dia? Se não, não se preocupe: traga seu pet na Animal Care Moema que resolvemos esta situação!




Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário