quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vacinação e Prevenção: Você Sabia que seu Cão também pode ter gripe?





É chegado o inverno e com ele as baixas temperaturas e os baixos índices de umidade geram uma combinação perfeita que resultam no grande número casos de gripe verificados neste período do ano nos seres humanos. Pouca gente sabe, mas os cães também sofrem durante o inverno, mas sofrem com uma gripe diferente denominada gripe canina.

A gripe canina é chamada também  de  tosse do canis ou traqueobronquite infecciosa e é transmitida pelo o ar ou pelo contato com animais infectados, levando o animal a apresentar  acessos de tosse seca, repetidas e constantes que dão a impressão de um engasgo, terminando geralmente com a expectoração de uma “ baba “ esbranquiçada, muitas vezes  sem  outros sintomas associados. O animal pode ficar abatido, ter secreção nasal e febre. Em um estágio mais avançado a doença pode evoluir para um quadro de pneumonia.


Essa tosse é altamente contagiosa entre os cães, porém não afeta os humanos como muita gente também imagina.  Essa tosse pode ser  causada por   bactéria  (Bordetella bronchiseptica) e/ou  vírus ( Adenovírus canino tipo 2/ Parainfluenza canina).

As raças de focinho curto ( shihtzu, bulldogue, boxer, entre outros)
por terem um “filtro” menor entre o nariz e o pulmão, apresentam maior predisposição para complicações respiratórias.

Animais não vacinados que vivem em aglomerações ou em contato com outros cães têm maior predisposição para  essa doença que também pode acometer cães com outra doença de base, como doença cardíaca, neoplasias, pneumonia, doença periodontal, parasitas e alergias.

A tosse dos canis em sua maioria apresenta cerca de 5 a 12 dias de evolução. O tratamento busca aliviar os sintomas da tosse e evitar que evolua para uma traqueobronquite com infecção pulmonar.

A noticia boa é que, assim como para nós humanos, também existe uma vacina para a gripe dos cães que ajuda a aumentar a imunidade,  reduzindo a disseminação dessa doença que é altamente contagiosa. Para filhotes e adultos, na primeira vacinação,  são necessárias duas doses em um intervalo de 15  a 21 dias, com reforços anuais.

Não perca tempo! Proteja seu cãozinho nesse inverno!!!

Faça a vacina contra a Gripe dos Cães!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário